22 de nov. de 2011

Retrato do Brasil: Economia é tema do projeto da EMEF Ouro Verde


Economia foi o recorte escolhido pela Escola Ouro Verde, da Vila Betel, para ser executado do 6º ao 9º ano. O grande objetivo dos professores foi aproximar os alunos da sua realidade e caracterizar sua comunidade para conhecer de perto a vivência coletiva.
As cinco turmas abordaram diferentes temáticas.






O 6º ano A, das professoras Antônia Isidoro e Idelma escolheram investigar Meios de transporte e de comunicação e lotaram a sala de aula de pessoas curiosas para apreciar o resultado. Eles confeccionaram maquetes para representar os diversos meios de comunicação utilizado pelo homem. Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos pesquisaram entre a comunidade da Vila Betel, Vila Tancredo Neves e vicinais, de que forma as pessoas se locomovem. Essas informações foram retratadas em gráficos de barras e de setores e exibidas a todos os presentes, juntamente com o relatório desta experiência.
O 6º ano B, falou sobre Meios de Comunicação, também sob o comando das professoras Antônia Isidoro e Idelma, fizeram um profundo estudo sobre os principais meios e instrumentos utilizados pelo homem contemporâneo. Nos cartazes foi demonstrada por meio de gráficos a estrita relação entre meios de comunicação e economia.
O 7º ano, turma das professoras Raimundinha, Paula e Adjane, abordaram os Impactos Ambientais. Os alunos mostraram que dominam equipamentos multimídia e exibiram um filme produzido por eles próprios. No vídeo, os alunos percorreram algumas localidades da Vila Betel e registraram por meio de imagens as problemáticas ambientais vivenciadas pela comunidade, discutiram e refletiram sobre as principais soluções apontadas pela turma. Eles descobriram em suas pesquisas que o desmatamento na região em que moram é causado principalmente por motivos financeiros, tendo como objetivos a produção de carvão, a criação de pastos, e em pequenas proporções para o plantio de alimentos. Foram confeccionadas maquetes para ilustrar três diferentes momentos do espaço geográfico: antes dos impactos ambientais, durante a após; interviram ainda com discursos que deixavam claro para o público o verdadeiro domínio do assunto.
O 8º ano, da professora Nilma e do professor Paulo Sérgio, expôs sobre o comércio. Os alunos, durante o desenvolvimento do projeto, pesquisaram os principais produtos industrializados produzidos por cada estado brasileiro, e também os produtos mais consumidos por cada uma dessas populações. De posse dessas informações e não satisfeitos, realizaram pesquisa com a comunidade local para identificar os produtos mais comercializados atualmente e na época em que foi fundada a Vila Betel. Este trabalho permitiu que os alunos descobrissem que a agricultura e a pecuária foram as principais atividades responsáveis pela constituição da comunidade em que vivem. O trabalho não parou por aí. Com espirito empreendedor, a garotada se tornou comerciante no meio do caminho, para isso, investiram em artesanato e culinária e começaram a ganhar dinheiro em equipe vendendo para todos o que produziram.
O 9º ano, continuou o trabalho com o subtema “Economia e Industrialização”,  no comando dos professores Catuciarina, Dhesey, Francinei e Wbenai. Os alunos encerraram a exposição de 2011 dando um show de atuação em um telejornal produzido, dirigido e encenado por eles próprios. O vídeo exibido pela TV Câmera Livre foi denominado Telejornal Ouro Verde. Na superprodução os alunos entrevistaram empresários e comerciantes da comunidade para buscar informações até então desconhecidas. Foi dessa forma que descobriram quais atividades mais contribuem financeiramente com a economia local: 1º comercialização de bovinos e suínos, 2º leite, 3º extração de madeira, 4º banana e 5º mandioca. Identificaram que a maioria dos produtos comercializados são industrializados, ao contrário do que pensavam, e que o motivo disso é o reduzido número de produtores rurais para atender a demanda de toda a região.
A comunidade escolar encerrou  exposição com um coquetel de comemoração pela finalização de mais um bom trabalho neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário