27 de nov. de 2011

Bullying é tema de projeto da EMEF Eldorado

A EMEF Eldorado mobilizou professores, alunos, gestores e a comunidade escolar para, compreendendo o bullying, buscar respostas e oportunizar ações para combatê-lo, tendo como princípios os valores a serem promovidos em sala de aula – apreciação, colaboração, entre outros – propiciadores de um clima de solidariedade e de respeito mútuo.





O resultado de tal trabalho foi exposto à comunidade em geral na tarde desta quinta-feira, 24/11, por todas as turmas de 6º ao 9º ano e e seus respectivos professores responsáveis. Criatividade é algo que não faltou em todas as produções discentes. Os alunos mostraram jornais apresentados ao vivo, vídeos com filmes produzidos, editados e encenados por eles próprios, livros, livretos, panfletos, músicas e paródias, cartazes informando sobre alguns trabalhos de campo realizados com outras turmas e até mesmo com outras escolas. Foram ainda mais além ao abordar outros tipos de violência, como violência familiar, por exemplo, e como combatê-la.





Os alunos souberam, de forma dinâmica, explicar aos presentes, como se dá o bullying, quais suas causas e consequências, como identificar um caso desses, as principais características de quem sofre bullying e quais procedimentos resolvem o problema. Como chegaram a identificar que o sobrepeso é um dos fatores que também originam o bullying, os alunos fizeram pesquisas sobre taxas de IMC e alimentação saudável, e na ocasião, aferiram massa e altura dos transeuntes informando em que faixa se encontravam, ainda deram dicas de alimentos mais indicados para amnter o peso de forma saudável.
Vários cartazes mostravam o que os alunos produziram ao longo de três meses  de projeto: gráficos, tabelas, produções textuais de diversos gêneros e atividades interdisciplinares envolvendo Inglês, História, Artes, Geografia Ciências e Religião, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário