23 de nov. de 2011

Polo Gravatá expõe o seu projeto Retrato do Brasil - Água

Sinônimo de dedicação educacional  e pro atividade, a EMEF José Carlos, na Vila Gravatá, realizou mais uma atividade extracurricular neste ano de 2011 com a participação de todos os alunos da educação infantil ao 9º ano, incluindo a EJA. 


Trata-se do projeto "Retrato do Brasil: A água", desenvolvido por dois meses com o envolvimento de todas as disciplinas, cuja culminância se deu durante todo este dia 23/11. Acompanhamos alguns trabalhos:
O 6º ano A, turma de responsabilidade das professores Fátima e Edna, expuseram duversos materiais a respeito de poluição das águas causada por detergente, petróleo, mercúrio, chumbo, metais pesados, esgoto e lixo.
O 6º ano B, também da professora Edna, investigou alguns problemas relacionados com a falta de rede de esgoto e de água tratada em alguns municípios brasileiros e as consequências  da poluição da água para os seres vivos.
O 7º ano, sob o comando das professoras Marinalva e Conceição, abordaram poluição e tratamento da água. Assim, explicaram todo o processo pelo qual a água passa para se tornar pura e própria para o consumo humano, falaram sobre algumas das principais doenças veiculadas pela água, exibiram cartaz com gráficos de distribuição da água pelo planeta.
O 8º ano, das professoras Cinei e Adriana, trabalhou com pesquisas do percentual de água encontrado em alguns alimentos e percentual de água que compõe a massa corporal humana em adultos e crianças. Os probleminhas de matemática relacionados ao tema foram mostrados e alguns alunos os explicaram aos transeuntes. As produções textuais sobre água foram apresentadas até mesmo traduzidas para o inglês.
O 9º ano fez estudos sobre o Rio Amazonas e, acompanhados dos professores Gilberto, Adriana e Ilza, apresentaram as atividades desenvolvidas ao longo de todo o projeto.
A EJA, precisamente 1ª e 2ª etapas, juntamente com a professora Fátima, exibiram os levantamentos estatísticos, realizados na vila com os moradores, fruto das investigações que os levaram a descobrir as  atividades onde mais são gastas grandes quantidades de água.
O encerramento foi feito com um momento cultural onde os alunos exibiram filmes gravados e encenados por eles próprios, cantaram paródias e músicas cujo tema era água e recitaram poesias em lindos jograis.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário