27 de jan. de 2011

HORA DE PREPARAR AS PRIMEIRAS AULAS DO ANO LETIVO?

A gente já sabe como é: o primeiro planejamento do ano é marcado por muitas pesquisas e vontade de fazer algo diferente, melhor do que o ano anterior. O problema é que toda pressão das reuniões, as expectativas e o medo do novo chegam a impedir as ideias de "brotarem" em nós. Por isso, pesquisamos algumas indicações de sites legais com informações variadas para dar um pontapé nas primeiras atividades.

CIÊNCIAS
Você pode encontrar atividades e experimentos fáceis de reproduzir na página do Ciência à mão.
O Diário do Professor traz uma série de textos baseados na experiência de um professor de Ciências enfrentando uma série de problemas comuns nas escolas. Também poderemos encontrar uma série de ideias legais que tornarão as aulas bem mais produtivas.

GEOGRAFIA
O Youtube é um site com vídeos variados, inclusive sobre conteúdos de Geografia. O melhor de tudo é que são sempre filmes curtos com cerca de 2 a 9 minutos, perfeito para quem tem problema com o tempo.
Se o seu interesse for por modelos de planos de aula que melhorem o entendimento dos alunos, vale a pena conferir  a página do Prof. Antonio Leocadio Cabral Reis.

HISTÓRIA
O Blog do Professor de História traz uma série de narrativas interessantes sobre alguns momentos históricos, com muitas ilustrações e até algumas atividades.
O Blog Exercício de História, como o próprio nome já diz também traz modelos de questões bem elaboradas.

PORTUGUÊS
Português é legal! é um blog que traz textos divertidos e atuais além de notícias variadas. 
Já pensou em incrementar suas aulas com dinâmicas que os alunos vão amar? Então veja só o Questão de Classe. O blog também trata de temas referentes a formação continuada.

RELIGIÃO
Ensino Religioso Escolar segundo uma assessoria pedagógica que entende muito de Teologia é o que você pode encontrar neste link. Também é possível refletir mais ainda sobre o que a LDB diz referente ao tema através do site Hottopos.
Os Concepcionistas Missionárias do Ensino Província do Brasil tem uma apostila preparada que lhe renderão boas ideias, veja aqui.
O Ensino Religioso na Escola é um blog com sugestões de temáticas sociais para embasar as discussões dos alunos.

Bom, esperamos ter ajudado com estas dicas. Agora, com certeza será mais fácil imaginar aula sque atraiam as atenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário