Confira um estudo brasileiro a cerca das competências dos professores de Educação Física, sua formação e as principais situações pelas quais passa no dia-a-dia da sala de aula.
Érika Magalhães
Profa. Dra. Ana Cristina Arantes
Centro Universitário Fieo – UNIFIEO
Curso de Educação Física Osasco - SP
(Brasil)
Introdução
Este estudo tem por objetivo discutir quais são as competências inerentes a docência desejável de modo a favorecer um ensino significativo àqueles sob responsabilidade de um bom professor em Educação Física. Somado a este item buscou – se especular quais seriam as estratégias que possibilitariam ao futuro docente adquirir conhecimentos e técnicas diversificadas para ministrar aulas com sucesso.
Para Arantes (1997), a competência profissional envolve a capacidade de que o professor tem para articular o conhecimento teórico à sua prática profissional. Para tanto, parece ser prudente considerar as experiências pessoais que o mesmo “carrega” desde a tenra idade, as vivências acadêmicas pelas quais passou, as situações que o sensibilizaram e que se iniciam no primeiro ano da licenciatura. Estas experiências serão, por certo, ampliadas com sua inserção no mercado de trabalho e no importante exercício da formação continuada.
A competência profissional envolve a capacidade do educador em articular os conhecimentos teóricos à sua prática profissional, levando em conta as suas experiências profissionais e pessoais. Essa capacidade tem origem na formação inicial, sendo, posteriormente, ampliada com a formação continuada (MALACO, 2007).
Problema de pesquisa
Os cursos de graduação “Licenciatura” têm favorecido o desenvolvimento das competências profissionais à docência?
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