1 de dez. de 2011

EMEF Construindo Conhecimento desenvolveu projeto que culminou na Noite Africana


Foram vários dias de preparação para que se chegasse ao dia 28/11, dia da culminância. Os alunos nervosos e os professores ansiosos, juntamente com o animado diretor Batista, iniciaram o momento dando boas vindas aos visitantes.
No evento que envolveu toda a comunidade do assentamento Lorival Santana, os alunos apresentaram diversas poesias, paródias, danças, músicas, discursos, entre outras coisas, sempre ressaltando o sofrimento dos negros  devido a escravidão, seus hábitos e costumes, a importância de sua mão de obra na desenvolvimento de várias nações, como o Brasil, por exemplo. E não distante dos fatos atuais, os alunos não se deteram apenas nesses aspectos, pois exploraram os índices de mortalidade infantil nos países africanos, sua fauna, flora, geografia, taxa de alfabetização, as doenças e desnutrição.
Esse trabalho exposto foi o alvo do projeto A influência da cultura africana no Brasil, cujo tema geral era Retrato do Brasil.  A escola soube abordar, de forma criativa, um assunto que é tido como obrigatório no currículo escolar, segundo a lei 10.639 ( janeiro de 2003), que trata da inserção da cultura afro-brasileira nos conteúdos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário