4 de out. de 2011

Fundação Vale apresenta mais um programa focado nas pessoas

As pessoas são a grande  riqueza de um lugar e o foco da Fundação Vale. De 4 a 7 de outubro, o Ação Saúde será lançado nos municípios do sudeste do Pará. Entre seus objetivos destacamos a captação dos recursos públicos disponíveis no Plano de Ações Articuladas PAR/MEC e do Estado, a otimização do uso do recurso público e implementação dos programas federais/estaduais, o fortalecimento da secretaria de educação para a atuação em rede e da comunicação das secretarias municipais de educação com os gestores públicos, gestores escolares, pais e comunidade.

O Ação Saúde é uma ferramenta gerencial criada pelo MEC que retrata, além do diagnóstico educacional do município, as ações que podem ser desencadeadas com suporte do MEC. O resultado esperado é a formação de redes articuladas para promoção da saúde em cada município. Ou seja, que a gestão pública e a sociedade civil criem e implementem em conjunto um plano de ação para o enfrentamento de alguma situação relacionada a mulher e a criança. As prioridades de atuação são decididas por eles.

O Ação Saúde teve início em 2009 como piloto em Arari e Santa Rita, no Maranhão. Em 2010, entramos em mais 3 municípios: São Luís, Anajatuba, Itapecuru. A partir de agora no sudeste do Pará e no próximo ano está prevista a expansão do Ação Saúde para Marabá, Tucumã, Ourilândia e São Félix do Xingu. A meta é formar 384 agentes promotores de saúde em 2011/2012. No desenho do Ação Saúde, estes agentes formados realizam ações em seus municípios, prioritariamente com foco na saúde materno infantil, beneficiando mulheres e crianças da região.

O resultado esperado é a formação de redes articuladas para promoção da saúde em cada município. Ou seja, que a gestão pública e a sociedade civil criem e implementem em conjunto um plano de ação para o enfrentamento de alguma situação relacionada a mulher e a criança. As prioridades de atuação são decididas por eles.

Parcerias:
MEC (Ministério da Educação), SEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Maranhão), UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Prefeituras e Secretarias de Educação, Todos Pela Educação

Agenda de eventos:
Parauapebas
Data: 4 de outubro (terça-feira) -  Horário: 10h
Local: Centro Universitário de Parauapebas – CEUP
Endereço: R.A Qd. Especial S/N, Bairro Cidade Nova – Parauapebas – PA CEP: 68.515-000
Fone/Fax: (094) 3346-8191 – E-mail: universidadeceup@hotmail.com

Curionópolis
Data: 5 de outubro (quarta-feira) – Horário: 10h
Local: Teatro Municipal de Curionópolis

Eldorado do Carajás
Data: 6 de outubro (quinta-feira) – Horário:10h
Local: Câmara Municipal de Eldorado do Carajás

Canaã dos Carajás
Data: 7 de outubro (sexta-feira) – Horário:10h
Local: Auditório da Prefeitura de Canaã dos Carajás
Endereço: Avenida dos Pioneiros, 162 – Centro

Fonte: Vale

Disponível em:http://www.zedudu.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário