2 de ago. de 2011

Provas da primeira fase reúnem mais de 18 milhões de alunos na OBMEP

Em todo o país, milhares de estudantes e professores de escolas públicas iniciam as aulas deste semestre com o desafio de buscar bons resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
São 18,7 milhões de alunos da educação básica pública e cerca de 150 mil professores participantes. A primeira fase de provas acontece no próximo dia 17, em 44,6 mil escolas, localizadas em 5.504 municípios (o país tem 5.565) nas 27 unidades da Federação.
Dados da coordenação da olimpíada mostram que o maior contingente de estudantes inscritos, 7,1 milhões, cursa o ensino médio; 6,2 milhões estão no sexto ou sétimo ano do ensino fundamental; e 5,3 milhões, no oitavo ou nono ano do ensino fundamental.
Para cada nível de ensino serão aplicados testes de conhecimentos matemáticos, de acordo com os conteúdos das séries envolvidas. Cada prova tem 20 questões objetivas, com cinco opções de respostas. O regulamento diz que o aluno deve preencher o cartão-resposta e que não precisa apresentar os cálculos. O tempo para responder as questões é de duas horas e trinta minutos. A correção será feita nas escolas, seguindo instruções e gabaritos elaborados pela direção da Obmep.
A segunda fase da olimpíada será em 5 de novembro. Nesta etapa, que define os medalhistas de ouro, prata e bronze, e as menções honrosas, as provas serão aplicadas em centros de ensino, por fiscais contratados pela coordenação da olimpíada. A premiação está prevista para fevereiro de 2012.

Fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário