26 de ago. de 2011

Fatos da Semana

Câmara aprova lei que proíbe escolas de pedirem copos plásticos em listas de material

image A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou na última quarta-feira (24) um projeto que proíbe as escolas de exigirem dos alunos a compra de materiais coletivos como copos plásticos e resmas de papel. Pelo texto, qualquer cláusula contratual que obrigue a compra será considerada automaticamente inválida. De acordo com a proposta, as escolas devem levar estes custos em consideração na hora de calcularem as mensalidades. A matéria, agora, segue para análise do Senado.

 

Polícia intima criança de 5 anos para depor em delegacia de SP

clip_image004

Uma criança de cinco anos foi intimada a depor na delegacia de Iaras (285 km de São Paulo) após sua professora registrar um boletim de ocorrência afirmando ter sido mordida dentro da sala de aula.De acordo com relato da professora à polícia, a criança teria brigado com um colega de sala. A educadora, então, tentou separar as crianças, mas acabou sendo mordida pelo aluno. O caso ocorreu em 28 de fevereiro, mas o depoimento aconteceria apenas nesta semana.

 

Escolas privilegiam alfabetização do que o ensino da matemática, avalia secretária do MEC

image

Os alunos do 3° ano do ensino fundamental têm mais dificuldade em matemática do que em leitura – apenas 42% dominam a adição e a subtração e conseguem solucionar problemas envolvendo, por exemplo, notas e moedas. Os resultados foram medidos por meio de uma avaliação aplicada a 6 mil estudantes, de escolas públicas e privadas, das 27 capitais.

Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, nos últimos anos os governos municipais, estaduais e federal, além das próprias escolas, focaram mais a questão da alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental, quando 56% têm o domínio adequado da leitura, o que pode explicar o resultado inferior em matemática. “O diagnóstico tem que ser olhado com muito cuidado, e tem que servir para iluminar as nossas políticas. Em relação a matemática, é como se ele fosse um sinal laranja”, disse.

 

Câmara aprova proibição de propaganda do governo em material escolar

image

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou dia 23, em caráter conclusivo, projeto de lei que proíbe a propaganda e a divulgação de ações governamentais em material escolar destinado a alunos da rede pública. O projeto também estabelece que as capas e contracapas dos livros e cadernos didáticos devem trazer impressas mensagens educativas. A matéria segue agora para o Senado, caso não haja requerimento para votação no plenário da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário