21 de jul de 2011

Senado Federal abre concurso de redação

O Senado Federal abriu neste mês as inscrições para a quarta edição do Concurso de Redação, voltado para estudantes de 16 a 19 anos, matriculados nos dois últimos anos do ensino médio das escolas públicas estaduais.

Todos os finalistas serão premiados com notebooks, medalhas, certificados e a publicação da redação em um livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros lugares serão presenteadas com computadores, livros e DVDs para o acervo da instituição.

Além disso, os vencedores das etapas estaduais irão viajar até Brasília para participar do Projeto Jovem Senador. O tema da redação deste ano é “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz”.

A escolha convida o aluno à reflexão sobre o processo democrático e o exercício da cidadania. Serão escolhidos os melhores textos em três fases. Primeiro, a escola deverá escolher uma redação para representá-la na etapa estadual. Caberá então à Secretaria de Educação enviar ao Senado a redação vencedora em seu Estado para concorrer à fase nacional e final do concurso.

A comissão Julgadora do Senado Federal selecionará os três primeiros colocados. No dia 16 de novembro, os 27 finalistas serão premiados em cerimônia no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília. Durante três dias, também participarão do Projeto Jovem Senador e terão a oportunidade de atuar como jovens senadores, representar a sua unidade da Federação e vivenciar o processo de criação de leis no nosso país.

A legislatura dos participantes começa com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa e finaliza, no dia 18 de novembro, com a redação dos projetos aprovados na ordem do dia e sua publicação no Diário do Senado Federal. O Concurso de redação conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e de todas as Secretarias Estaduais de Educação do Brasil.

Para participar basta que a escola envie a redação escolhida para representá-la, manuscrita na folha com a logomarca do Concurso, à Secretaria de Educação, juntamente com o formulário de inscrição, até o dia 30 de setembro de 2011. Podem participar do concurso alunos de todas as escolas públicas estaduais e do Distrito Federal que estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio e tenham idade de 16 a 19 anos.

Link com todas as informações do concurso: http://www.senado.gov.br/concursoredacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário