15 de fev. de 2011

Segunda etapa do Censo Escolar começou dia 1º de fevereiro


A partir de 1º de fevereiro, todas as escolas de educação básica do País começaram a informar ao Censo Escolar o movimento (transferência e reingresso) e o rendimento (aprovação ou reprovação) de cada um de seus alunos no final do ano letivo de 2010. Este levantamento faz parte da segunda etapa da coleta de dados iniciada no ano passado e reunirá informações de 194.939 escolas.

O lançamento das informações deverá ser feito pelas escolas até 11 de março no módulo “Situação do aluno”, que se encontra na página eletrônica do Educacenso, no endereço eletrônico www.educacenso.inep.gov.br.
O Educacenso funciona como uma espécie “radiografia do sistema educacional brasileiro”, concentrando dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola de todo o país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada.
“Estes dados são fundamentais para termos conhecimento do rendimento escolar dos estudantes da educação básica, para o acompanhamento das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), e para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – indicadores importantes para balizar ações na melhoria do ensino brasileiro,” afirma a diretora do Departamento de Planejamento (Deplan) da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Doloris Ocampos.
O Censo Escolar da educação básica coleta as informações tendo como referência a última quarta-feira do mês de maio. Neste ano, os dados serão divulgados na página eletrônica do Inep, no dia 14 de março. Desse dia até 31 do mesmo mês, o sistema será reaberto para que as escolas procedam às necessárias retificações. A divulgação final está prevista para o dia 12 de abril.
Fonte: Portal do Inep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário