2 de fev. de 2011

O que é AUTISMO


O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.
Ficheiro:Autism awareness ribbon-20051114.png
A fita feita de peças de quebra-cabeça, representando o mistério e a complexidade dessa patologia, é um símbolo mundial da conscientização em relação ao autismo.


Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.

Certos adultos com autismo são capazes de ter sucesso na carreira profissional. Porém, os problemas de comunicação e sociabilização freqüentemente causam dificuldades em muitas áreas da vida. Adultos com autismo continuarão a precisar de encorajamento e apoio moral em sua luta para uma vida independente. Pais de autistas devem procurar programas para jovens adultos autistas bem antes de seus filhos terminarem a escola. Caso conheça outros pais de adultos com autismo, pergunte sobre os serviços disponíveis.




SINTOMAS DO AUTISMO 

Resiste a métodos normais de ensino.Risos e gargalhadas inadequadas.Ausência de medo de perigos reais.


Aparente insensibilidade à dor.Não se aninha.Forma de brincar estranha e intermitente.


Crises de choro e extrema angústia por razões não discerníveis.Gira objetos.Dificuldade em se misturar com outras crianças.


Resiste a mudanças de rotina.Habilidades motoras fina/grossa desniveladas.Hiperatividade fisica marcante ou extrema passividade.


Apego inadequado a objetos.Ecolálico.Age como se fosse surdo.

Fonte:  Revista Autismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário