17 de fev. de 2011

Lista de professores de Eldorado do Carajás selecionados para o Parfor

 

Secretaria de Estado de Educação do Pará divulgou, semana passada, a lista de docentes da educação básica selecionados para o Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Trata-se da quarta etapa do plano, para a qual as instituições públicas de ensino superior ofertaram 5.590 vagas no Estado em 22 licenciaturas oferecidas em Belém e em 49 municípios do interior.

Até o dia 31 de janeiro, ocorreram as validações das inscrições na Plataforma Freire. As secretarias estaduais e municipais de educação foram as responsáveis pelo processo. Em seguida, elas enviaram as listas dos professores escolhidos às instituições de educação superior (IES) de cada estado e cada IES possui seu próprio calendário e processo de seleção. Abaixo os professores selecionados:

PLANO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO ESTADO DO PARÁ – PARFOR

SELECIONADOS 1° SEMESTRE DE 2011

NOME

CURSO

INSTITUIÇÃO

POLO

EDNALDO ALVES DE SOUZA

ED. FÍSICA

UEPA

PARAUAPEBAS

GLAUCIA BETANIA S. DO CARMO

LETRAS

EAD

UFPA

PARAUAPEBAS

JUNIOR OLIVEIRA RODRIGUES

LETRAS

EAD

UFPA

PARAUAPEBAS

MARIA DELIA SOUSA MACEDO

ED. FÍSICA

UEPA

PARAUAPEBAS

ZULEIDE ALMEIDA MORENO

LETRAS

EAD

UFPA

PARAUAPEBAS

ANTONIO JACINTO FERREIRA

LÍNGUA PORTUGUESA

UEPA

MARABÁ

JOVENAL MEIRA DE ALMEIDA

MATEMÁTICA

UEPA

MARABÁ

MARIA DE FATIMA GOMES MAGALHAES

PEDAGOGIA

UFPA

MARABÁ

No Pará, não há vestibular, é preciso apenas que o professor esteja atuando em sala de aula. Os cursos têm a duração de três anos e meio a quatro anos e acontecem aos finais de semana, no período em que os professores estão de recesso das suas atividades na escola. Ao final da graduação, os alunos receberão o diploma de curso superior. Dessa forma, estarão aptos a desenvolver novas experiências pedagógicas e a formar melhor os estudantes do País. Os cursos são ministrados por professores universitários, convidados para irem até os municípios executar o projeto pedagógico criado para cada curso.
Entre as vagas ofertadas no estado para o primeiro semestre de 2011, a Universidade Federal do Pará (UFPA) é responsável por 2.120; a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por 1.000; a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por 720 vagas, e o Instituto Federal do Pará (IFPA), por 1.750. As licenciaturas ofertadas são: em ciências naturais; dança; teatro; artes visuais; música; ciências biológicas; ciências da religião; química; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; língua espanhola; língua inglesa; língua portuguesa; matemática; pedagogia; sociologia; educação no campo e licenciatura integrada em educação, ciências e matemática.
O Parfor tem o objetivo de capacitar 40 mil professores do Pará que não têm formação exigida em lei. Há professores ministrando aulas de disciplina diferente da de sua formação, ou mesmo sem o diploma de graduação.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Capes

Nenhum comentário:

Postar um comentário