21 de fev. de 2011

Erros em livros didáticos


O texto de um livro didático tem por objetivo sintetizar, da melhor forma, um assunto dentro de determinada área do conhecimento, adaptando-se sempre ao nível de compreensão dos alunos que vão utilizá-lo.
Mas, por mais que haja essa preocupação com a qualidade do material que se produz, seja a riqueza de seu conteúdo, seja a adequação de sua linguagem, não é difícil encontrar-se livros didáticos com erros ortográficos, de concordância, e até, muitas vezes, erros de informação. Isto é, um tipo de erro que poderia ser evitado com a revisão de livros didáticos.
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Há pouco tempo, os livros didáticos passam por avaliações do Ministério da Educação, a partir de determinados critérios. Muitos dos livros didáticos acabam sendo reprovados pelo ministério por conta de linguagem inadequada, da pobreza visual e de informações desatualizadas. Por mais cuidadosa que seja a produção do material, é imprescindível que haja a revisão dos livros didáticos na sua finalização.
Revisão de livros didáticos: a coerência do conteúdo
Além do mais, como são produzidos em capítulos, em blocos de temas, é necessário que haja complementaridade entre um assunto e outro, há que se garantir a continuidade da linguagem, das tarefas propostas, da linha de raciocínio. Fatores que podem ser alcançados com a revisão de livros didáticos. Afinal, por ser escrito por dois ou mais autores, muitas vezes, esses detalhes passam despercebidos, comprometendo a originalidade e a qualidade do material.
E como nessas publicações a qualidade deve ser prioritária, todo e qualquer detalhe é importante e deve ser cuidadosamente analisado. A formação dos estudantes é algo de extrema importância, e um autor não pode correr o risco de deixar passar erros no material que produziu. O erro não intencional, é claro, mas um autor pode ficar associado a ele, pela falta de algo simples e necessário como a revisão de livros didáticos.

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