14 de set. de 2012

Vestibular 2013 - UFPA


O edital do Processo Seletivo 2013 da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi publicado nesta quinta-feira (13). As inscrições estarão abertas a partir das 14h do dia 19 de setembro às 22h de 10 de outubro (horário de Belém). As inscrições à 2ª fase serão feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico (www.ceps.ufpa.br). Neste vestibular a UFPA oferta um total de 8.569 vagas, sendo 4.128, na capital; 3.420, no interior; e 1.021, no Sistema de Inclusão. Isso representa um aumento de 10% em relação ao vestibular anterior.
Dois novos cursos serão ofertados no PS 2013 em Belém: Tecnologia de Produção Multimídia, com 26 vagas, ofertado pelo Instituto de Ciências da Arte (ICA); e Engenharia Biomédica, com 40 vagas, do Instituto de Tecnologia (ITEC). Nos campi do interior, a oferta é de três cursos novos, sendo dois em Tucuruí (Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Computação); e um em Castanhal (Engenharia de Computação).
Já o Campus de Cametá vai flexibilizar três cursos para Tucuruí (Língua Inglesa, Pedagogia e Sistemas de Informação); um para Baião (História); um para Limoeiro do Ajuru (Pedagogia); dois para Mocajuba (Letras-Língua Portuguesa e Matemática); um para Oeiras do Pará (Ciências Naturais) e um para Tomé-Açu (Letras- Língua Inglesa).
Também foi aprovada a criação de duas vagas extras destinadas a estudantes de origem quilombola em todos os cursos de graduação oferecidos no PS 2013.
Para ver a oferta de vagas, regras e outras informações acesse o edital (clique).
SAIBA MAIS SOBRE O PS 2013
Inscrições
A taxa de inscrição é de R$ 50,00, que somente será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 11 de outubro seguindo as instruções do boleto bancário emitido no painel de inscrição. Ao se inscrever o candidato deverá optar por uma das seguintes línguas estrangeiras: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano. Após estar inscrito no concurso, o candidato não poderá alterar as opções de curso, língua estrangeira e/ou de localidade de realização da prova.

Como funciona
O PS 2013 será dividido em duas fases: a 1ª fase corresponderá à participação do candidato no
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012). O candidato que não tiver realizado inscrição no exame deste anos terá inscrição rejeitada no PS UFPA 2013. A 2ª fase corresponde a prova elaborada pelo Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA).

Será composta de uma prova objetiva com 55 questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos referentes a 11 disciplinas do Ensino Médio, com cinco questões de cada uma delas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira.
Prova da segunda fase
A prova está marcada para o dia 9 de dezembro de 2012 (domingo). Pelo segundo ano consecutivo a prova será aplicada no período da tarde, de 14h às 18h (horário de Belém). O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. O gabarito será divulgado em até 24 horas após a realização da prova no endereço (www.ceps.ufpa.br).

Exame de habilidades
Os candidatos inscritos nos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro farão, obrigatoriamente, Exame de Habilidades, que acontecerá no dia 18 de novembro de 2012. Os candidatos aos cursos de Artes Visuais e Música farão o exame de 8h às 12h no Atelier de Artes da UFPA, localizado na Cidade Universitária “Prof. José da Silveira Netto”. Já os candidatos aos cursos de Dança e Teatro farão o exame na Escola de Teatro e Dança da UFPA, localizada à Rua Dom Romualdo de Seixas, n.º 820. Os candidatos de Dança fazem o exame de 8h às 12h e os de Teatro das 14h às 18h.

A prova valerá 10 pontos e o candidato será considerado habilitado, se obtiver nota correspondente, no mínimo, a 30% do valor da prova. O resultado sai no dia 22 de novembro na página do CEPS. A nota final desses candidatos virá da soma da NPG1, NPG2 e a nota padronizada do Exame de Habilidades, dividindo-se a soma por 3.
Localidades
A prova objetiva da 2ª fase será aplicada nas seguintes localidades do Estado do Pará: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Icoaraci, Marabá, Mocajuba, Parauapebas, Santa Isabel do Pará, Soure, Tomé-Açu e Tucuruí. O candidato fará a prova na localidade que indicar no momento da sua inscrição no concurso, de acordo com as opções disponíveis no formulário de inscrição.

Pedidos de isenção
A UFPA vai conceder isenção de taxa a candidatos de baixa renda. Só poderão concorrer ao benefício candidatos que estiverem inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Os pedidos de isenção poderão ser feitos aravés do formulário específico disponível na página (www.ceps.ufpa.br) a partir das 14h do dia 19 de setembro de às 22h do dia 26 de setembro (horário de Belém).

O candidato a isenção deverá informar o NIS (Número de Identificação Social) atribuído pelo CadÚnico. A partir de 5 de outubro os candidatos poderão consultar no painel de inscrição se receberam ou não o benefício. O candidato que pleitear isenção do pagamento da taxa e não conseguir a isenção deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 11 de outubro para continuar participando do PS 2013.
Cartões de inscrição
Segundo o edital os candidatos inscritos poderão imprimir o cartão de inscrição no endereço (www.ceps.ufpa.br) a partir do dia 26 de novembro. O cartão é o documento que permite ao candidato realizar a prova do PS UFPA 2013 e informa os dados pessoais do candidato, número de inscrição, curso de opção, língua estrangeira de opção, horário e local de realização da prova e, se for o caso, a opção pelo Sistema de Cotas. Se o candidato precisar de 2ª via poderá imprimi-la no mesmo endereço.

Conteúdo programático
A exemplo dos vestibulares anteriores a UFPA continuará usando as quatro áreas de conhecimento da Matriz de Referência do Enem 2011 como conteúdo programático. A esse conteúdo é acrescentada a lista de leituras recomendadas 2013.

Atendimento especial
O candidato que no momento da inscrição declarar-se Pessoa com Deficiência (PcD), deverá informar o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência para a realização da prova. O candidato PcD que necessitar de atendimento especial e/ou tempo adicional para realização da prova deverá requerê-lo, por escrito, usando o formulário disponível em www.ceps.ufpa.br. As instruções podem ser conferidas no edital.

Sistema de cotas
O edital do PS 2013 traz informações sobre os critérios do sistema de cotas.

- Serão criadas 2 vagas adicionais em cada curso para uso exclusivo de candidatos indígenas.
- Serão criadas 2 vagas adicionais em cada curso para uso exclusivo de candidatos de comunidades quilombolas.
- Será criada 1 vagas, por acréscimo, nos cursos de graduação, destinada exclusivamente a Pessoa com Deficiência. O candidato que desejar concorrer na condição de Pessoa com Deficiência (PcD) deve declarar expressamente, no ato da inscrição, sua opção em participar exclusivamente da seleção para a única vaga destinada ao curso. Se classificado a habilitação desses candidatos estará condicionada a perícia médica. As vagas destinadas à PcD que não forem preenchidas por falta de candidatos aprovados não poderão ser preenchidas por outros candidatos do PS 2013, sendo, portanto extintas.
- Metade das vagas de cada curso serão disputadas por candidatos que comprovarem haver cursado todo o ensino médio em escola pública, sob pena de ser negada sua vinculação à UFPA. Desses 50%, no mínimo, 40% serão destinadas aos candidatos que se declararem pretos ou pardos. Dessas, 25% deverão ser ocupadas por candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capta.
O candidato que optar em concorrer pelo Sistema de Cotas, e for aprovado, terá de comprovar, no período de habilitação ao vínculo institucional, que cursou todas as séries do ensino médio em escola pública através da apresentação dos originais do Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do ensino médio. A UFPA reforça que as certificações de conclusão do Ensino Médio emitidas pelo DESU, Enem e similares comprovam a conclusão do Ensino Médio, mas não garantem ao candidato o direito de concorrer na condição de cotista. O candidato que for classificado no concurso na condição de cotista e não comprovar essa condição perderá a vaga.
» Fonte: http://vestibularnopara.com.br/ufpa2013.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário