19 de mai. de 2011

MEC indica alto índice de reprovação no Pará


Os diretores das escolas podem optar em continuar, ou não, com o sistema de reprovação

MEC indica alto índice de reprovação no Pará
MEC indica alto índice de reprovação no Pará

Pará - No final do governo Lula, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, aprovou a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) de findar a reprovação de alunos nos três primeiros anos do ensino fundamental, além da criação do Ciclo de Alfabetização e Letramento. Com esta decisão, a partir deste semestre, os diretores das escolas podem optar em continuar, ou não, com o sistema de reprovação.
A recomendação não é vista como novidade pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), já que o sistema de Ciclo de Alfabetização é adotado pelas escolas da rede pública estadual desde 2009, e gera polêmica entre os educadores de todo o Brasil,
'Entendemos que o processo de alfabetização é longo, e não reter [reprovar] o aluno no primeiro ciclo de aprendizado significa que, ao entrar na escola com seis anos, o aluno terá três anos, da primeira até a terceira série do ensino fundamental, para ser alfabetizado e chegar ao segundo ciclo [4ª e 5ª série] dominando a linguagem, a escrita e o contar', explicou a diretora de Ensino Infantil e Fundamental da Seduc, professora Ana Cláudia Hage.
Até 2009, a rede pública estadual contava com aproximadamente 60 mil alunos matriculados nas três primeiras séries do ensino fundamental e, existia um índice de reprovação de 22%, considerado alto. O coordenador da executiva de Belém do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará), Eloy Borges, que também atua há 25 anos como professor, afirma que a recomendação pode ser considerada um avanço, mas é necessário que venha acompanhada de outras medidas.
'Somente aprovar por aprovar não é válido. É necessário elaborar um projeto político-pedagógico, qualificar melhor os professores, reduzir o número de alunos nas salas para garantir que a criança vai ser acompanhada de perto e consequentemente, ter uma educação de qualidade', destacou.
O professor relembra ainda que outras tentativas de acabar com a reprovação dos alunos nas primeiras séries já foram feitas e não tiveram resultados positivos. 'Em São Paulo, o resultado foi um desastre, porque não houve um acompanhamento aos alunos. Muitos, inclusive, chegaram até a 4ª série sem saber ler corretamente', apontou.
A orientadora educacional do Sistema Universo, Edna Toti, diz que desconhece qualquer escola particular que atenda a esta recomendação. Para ela, não reprovar o aluno não é a melhor solução para garantir o aprendizado no ensino infantil.
'Se passamos um aluno para uma série superior, sem que ele tenha condições de avançar, só vamos aumentar o problema. Além disso, como fica a auto-estima da criança, que não consegue acompanhar os colegas de classe?', indagou.


Fonte: ORM

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