21 de mar. de 2013

Lançamento do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa


Ocorreu nesta quarta feira 20 através da Secretaria de Educação da Prefeitura de Eldorado do Carajás  a solenidade de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município. O programa que pretende assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. Os principais eixos do pacto são a formação continuada de professores alfabetizadores, distribuição de materiais didáticos e pedagógicos, avaliações, gestão, controle social e mobilização.

Durante o evento, o coordenador do PNAIC em Eldorado, José Carlos, apresentou o programa aos mais de 120 professores alfabetizadores e autoridades municipais, como o prefeito, Divino Alves Campos, vice Francis Lopes de Souza,  presidente do Poder Legislativo, Valmir Gomes Solidades, Secretário de Educação, Adão José Ferreira, secretários municipais, alguns vereadores, Gestores e Coordenadores escolares.

Contamos também com a presença dos Representantes do (PACTO) de Parauapebas  os Professores : Maria Lago , Edson , Rogério e Ivanilde .











Foram apresentadas no lançamento as professoras orientadoras Elis Regina, Alessandra Freitas, Cíntia Cavalcante dos Santos, Inapoam Meneses, Elisangela Silva e Raquel Lima que irão auxiliar na formação continuada mensal dos mais de 120 professores alfabetizadores. “O foco da formação será na alfabetização, interdisciplinaridade e inclusão”, explicou Jose Carlos . Segundo ele, em 2013, o tema do trabalho é alfabetização e letramento e, em 2014, será a matemática.

O Pacto -Conforme o Ministério da Educação (MEC), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental para todas as crianças, independente das condições de vida, saúde, condição social a qual pertença. Aderindo ao Pacto, os municípios se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; e realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.






Nenhum comentário:

Postar um comentário