29 de jan. de 2012

O novo ministro da Educação

Nascido em Santos (SP), distante da capital 77 quilômetros, Aloizio Mercadante, o novo Ministro da Educação é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), onde começou sua trajetória políticas em entidades estudantis, é doutor em economia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Um dos fundadores do Partido do Trabalhadores (PT), foi eleito duas vezes deputado federal e uma vez senador de São Paulo. Em 1994, foi candidato a vice-presidente da República na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva. Desde o começo do governo Dilma, em 2010, estava no comando do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.



No primeiro discurso, as prioridades
No dia 24 de janeiro, durante o discurso de posse no auditório do Ministério da Educação, Mercadante apontou como primeiro compromisso a melhoria das condições de trabalho dos professores, o que inclui a implantação do piso salarial da categoria em todo o território nacional e o investimento na formação docente.
Ele sinalizou apoio a programas já estabelecidos, como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), e deu especial destaque ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ainda sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disse que pretende aprimorar a aplicação da prova. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário